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Marketing de Conteúdo para E-Commerce que Converte

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Marketing de Conteúdo para E-Commerce que Converte

o objetivo do marketing de conteúdo é ganhar dinheiro!

Marketing de conteúdo para E-Commerce – Como criar conteúdo que Converte

O objetivo do marketing de conteúdo é ganhar dinheiro! Vamos enfrentar a verdade, é sobre gerar lucro direto ou leads(contatos) que eventualmente trarão resultados.Ainda assim, a questão difícil permanece…O marketing de conteúdo pode trazer vendas para seu E-Commerce?Oli Gardner, O CEO da Unbounce, ficou chocado com o número de conversões que gerou em seu blog este ano. Oli escreveu 20 posts em Janeiro, e gerou 37 novas conversões para seu novo produto:

Marketing de Conteúdo

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Gerar conteúdo leva bastante tempo, esforço e dinheiro.

Mas vale a pena?

Sim. Se você fizer isso certo.

Muitas pessoas criam conteúdo apenas por que tem que ter, esquecendo do principal objetivo para o conteúdo que é gerar vendas.

É possível criar entretenimento, conteúdo relevante e popular assegurando que converta em leads ou vendas quem irão manter seu funil de vendas feliz.

Neste post, Eu vou mostrar a você como.

Tutorial Passo a Passo para criar conteúdo que converte!

1. Comece pensando no fim: comece com seu CTA(call to action/chamada para ação)

Uma busca rápida no Google para “Criando conteúdo que converte” vai mostrar toneladas de artigos que ensinam a você todas as técnicas disponíveis para que você se assegure que seu conteúdo vai “converter”.

Mas eles esquecem o fundamental. e.. bem…, responder estas perguntas vai abrir o caminho para sua estratégia.

Qual é o objetivo que você quer atingir? O que a conversão significa para você? O que constitui uma conversão?

Antes de iniciar sua estratégia de conteúdo, deve estar muito claro o que você quer.

Nós temos que iniciar no final para criar uma estratégia que funcione. Para acertar a resposta, nós temos que ir todo o caminho até o seu funil de vendas!

Você está vendendo produtos com o valor relativamente baixo (exemplo: roupas) e seu cliente normalmente compra direto? Ou você está vendendo um produto com valor mais alto (exemplo: carros) que geralmente precisam de mais persuasão?

Qualquer que seja, seu objetivo irá definitivamente determinar o que a conversão é.

Assim que você decidir qual é a sua conversão, você pode criar o CTA (call to action/ chamada para ação) ele pode ser:

  • Consiga um Descosto
  • Assine nossa lista de email para se manter informado
  • Tenha um conversor de Leads
  • Converta seus clientes por meio pagos
  • Promova a conscientização para seus produtos
  • Faça um sorteio
  • Campanhas de afiliados
  • Outros

O CTA vai ser a espinha dorsal da sua estratégia de conteúdo.

2. Escolha seu Tópico/Assunto

Agora que você sabe o que você quer que seus leitores em potencial leiam/façam, é hora de olhar para os tópicos que seu nicho pode escrever sobre.

Como você descobre quais tópicos escolher para escrever sobre?

Aqui estão algumas maneiras que nós sugerimos:

A. Junte-se, espreite ou participe de comunidades

Não importa o que você venda. A possibilidade de que tem uma comunidade em algum lugar discutindo tópicos relevantes para seu nicho é extremamente alta.

Vendendo Tênis? Aqui você encontra toneladas de grupos no facebook sobre este tópico:

Marketing de Conteúdo

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Não está limitado apenas ao facebook. Você pode também procurar por grupos em locais como estes:

Assim que você encontrar alguns lugares que parecem movimentados e ativos, clique em “Participar”. espreita por aí e descubra quais tópicos eles estão discutindo. Aqui está um exemplo:

Imagine que nós somos um E-Commerce vendendo Facas. Nós decidimos checar se no Reddit tem uma comunidade dedicada a Facas. Uma busca rápida por “Facas” nos trásr/knives, Uma comunidade com mais de 100,000 entusiastas de facas.

Marketing de Conteúdo

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Bingo!

Agora você tem uma comunidade com pessoas interessadas onde você pode ver o que estão discutindo. Alguns minutos navegando entrega todo tipo de tópico em potencial que você poderia criar conteúdo sobre. Por exemplo, nós descobrimos um tópico em potencial chamado “Facas para Cavalheiros”.

Marketing de Conteúdo

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Isto se parece com algo que eu escreveria sobre.

Para ter certeza que são grandes as chances dos tópicos serem movimentados e não apenas um único post sobre o assunto. Nós adicionamos o que descobrimos em uma ferramenta de pesquisa de palavras chaves, Google Trends.

Marketing de Conteúdo

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Um volume de  busca de 1,500 nos diz que este é um bom tópico para criar conteúdo sobre. Anote em sua lista e repita o processo para conseguir quantas comunidades você encontrar.

 

B. Pesquisa de Concorrentes Os seus concorrentes não são aquele vilão que você imagina. De fato, é o contrário. O site dos seus concorrentes são minas de ouro para você explorar e buscar assunto relevantes.Tudo o que você precisa fazer é buscar os seus tópicos e replicar essas ideias. Não copiar e colar o que está la! Mas usar o mesmo tópico apenas.Você pode fazer isso manualmente ou ir até o blog do concorrente e ver o que é popular ou destacado.

Marketing de Conteúdo

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Alternativamente, Você pode também colocar o link/URL deles em uma ferramenta de analise de BackLink (Eu utilizo o Cognitive SEO) Para descobrir o que eles estão tentando conseguir autoridade. Algumas ferramentas como a ahrefs até lhe indica quais os tópicos que eles estão focando no momento.

Marketing de Conteúdo

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Acessando o Top pages do aHrefs é possivel ver todos os tópicos que estão mandando tráfego orgânico(gratuito) para o seu concorrente:

Marketing de Conteúdo

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Tudo o que você precisa fazer é anotar estes tópicos e replicar depois.All you have to do is jot down these topics and replicate them later.C. Ferramentas de ConteúdoExistem várias ferramentas de marketing de conteúdo (exemplo: BuzzSumoEpicbeatContent Explorer) no mercado que mostram todos os conteúdos mais populares da internet, dependendo do tópico que você busca.

Por exemplo, Nós podemos pesquisar pela palavra-chave “Marketing” no Epicbeat e vai lhe mostrar todos os mais populares conteúdos ranqueados por compartilhamentos sociais:

Marketing de Conteúdo

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Os que provarem ser bons tópicos anote em sua lista.

3. Priorize tópicos que agregam valor para seu negócio

Executando esses 3 métodos acima, você terá uma lista de ideias enorme que você poderia escrever sobre.

Mas isso não é o final.

Agora é hora de filtrar os tópicos certos para o seu blog, Especialmente, tópicos que você deveria estar escrever que irá converter.

Ao invés de escrever sobre todas as ideias da lista que você gerou, você agora tem que reduzir a lista a tópicos que tenham valor para o seu negócio.

Tópicos que agregam valor ao seu negócio são essenciais para alinhar o seu CTA(call-to-action, Chamada para ação), que você identificou na etapa 1.

Dê uma nota para seu tópico dependendo do quanto você acha que pode adicionar um CTA ali.

Pegando a palavra-chave facas por exemplo, O CTA  escolhido irá vender mais facas (conversão de cliente).Acreditamos que o tópico sobre facas para cavalheiros será absolutamente relevante, e será onde eu posso adicionar múltiplos CTA para compra da faca em minha loja.

Nós damos uma nota alta.

Depois que você terminou de dar notas aos seus Tópicos, Extraia os tópicos com as maiores notas.

4. Crie o conteúdo

Olhe para trás e veja quanto trabalho você já fez antes mesmo de colocar uma única palavra em seu post.

Um bom conteúdo que converte muitas vendas começa com a estratégia certa para escolher tópicos que convertem.

Agora, com seus tópicos que agregam muito valor, você pode finalmente começar a criar conteúdo para a internet.

Criar conteúdo excepcional é um tópico bem grande para abordar aqui, então aqui estão algumas dicas para criar conteúdo que será popular:

  • Busque seu tópico no Google e veja que tipo de conteúdo aparece. Navegue por eles e analise as páginas para ver quais pontos deve prestar atenção, quais os padrões comuns que aparecem ali. Descubra quais as razões que geralmente com os leitores buscam aquele tópico.
  • Você pode procurar em geradores de conteúdo e ver quais seus artigos e o que publicaram.
  • Escolha o formato do post que melhor encaixa no seu tópico. Geralmente são poucos os formatos de post que funcionam, A Studio D’Art deixa o padrão como você precisa.
  • Faça um título chamativo que irá atrair as pessoas para ler o post. Pegar seu público da maneira correta é a chave para o sucesso para seu post.
  • Formate o post bem. Use negrito e itálico para destacar pontos chaves. quebre seu post usando Sub-títulos para ficar mais fácil de ler. Escreva usando paragrafos curtos, para que fique fluído.
  • Encoraje o leitor a comprar seu produto, faça com que tenham o desejo de ter (especialmente seu produto).

Quando você finalmente terminou de criar seu post, É hora de adicionar seus CTAs (call-to-action/Chamado para Ação).

5. Insira seus CTAs

Agora é hora de adicionar as chamadas nos locais corretos!

Esta é uma parte crítica pois ela detém a chave para ter certeza que seu cliente irá converter lendo seu conteúdo.

A regra de ouro para seguir é: O cliente clica nesses links e CTAs por relevância.

Então, Vá para seu post novamente e adicione seus CTAs para seções relevantes. Não entupa… Mais não significa melhor. Gentilmente guie seus CTAs onde forem relevantes.

(Obs: Se você puder destacar um de seus produtos em seu post naturalmente, não hesite, Faça!)

Inclua todos os tipos de CTAs em seus posts. Você pode, por exemplo, Adicionar um link relevante ao seu produto (se o objetivo do seu CTA por converter visitantes em clientes), Como quando a LacesOut fez aqui:

 

Marketing de Conteúdo

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A Studio D’Art adiciona ferramentas que ajudam na hora de adicionar Pop Ups, formulário e até a automatizar seu marketing!

Marketing de Conteúdo

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(Lembre de fazer seu CTA de acordo com seus objetivos propostos na Etapa 1)

Com isso, Você está pronto. Claro, Não está 100% pronto. Você ainda tem que repetir para todos os outros tópicos que agregam valor ao seu negócio.

Mas agora você tem a estratégia completa e sabe como criar conteúdo que converte!

Considerações finais sobre marketing de conteúdo para E-Commerce que converte

Marketing de conteúdo não pode ser somente sobre um concurso de popularidade.

Marketing de conteúdo tem que provar seu valor mostrando isso, para que venha a ser um marketing de conteúdo lucrativo para qualquer E-Commerce.

 

Para fazer isso, O conteúdo que você criou deve converter, e criando conteúdo que converte é sobre ter a estratégia correta.Com este post você tem o Tutorial Passo a Passo para selecionar o tópico correto, criar conteúdo de qualidade e otimizar para suas conversões. 

 

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